VANTAGEM #1 | Gesso é bem mais barato!

05:04

Usar gesso é mais barato por diversos motivos:

O material em si é mais barato, devido à grande quantidade de minério existente e também ao processo de fabricação, que corta muitos custos. Além disso, reduz o desperdício de material pois tem uma aplicação bem mais objetiva, seja em argamassa ou em blocos e acartonado.

A fase do revestimento é uma das mais caras e incômodas da obra. Nesse momento, todo tipo de contenção de gastos é bem-vinda. Com a argamassa mista é preciso misturar, além de água, cimento, cal e areia, com a argamassa de gesso, basta adicionar a pasta de gesso à água. Numa obra de grande escala os custos diminuem drasticamente.  Ainda tem mais, com uma única aplicação, após regular e lixar, a parede já estará pronta para receber acabamento de pintura, revestimento cerâmico, chapa laminada etc. Na alvenaria convencional é preciso três etapas: chapisco, emboço e reboco.

Além da vantagem de menos material, a aplicação em gesso exige menos trabalho. Podendo ser executado um serviço em apenas um dia se for alvenaria feita com blocos de gesso ou no sistema Drywall. Esse fator economiza em mão de obra e otimiza o tempo, adiantando as etapas restantes da obra.




O gesso também é ótimo para economizar coma  pintura. Como o revestimento em gesso possui granulometria mais fina, obtém-se gasto mínimo ou zero com massa PVA, reduzindo e muito o custo da pintura final.

E os cuidados?

Regularização da interface parede/estrutura:  não deve haver rebarbas ou dentes, a parede e a estrutura devem estar no mesmo plano;

Umidade: deve-se investigar se pode acontecer a ascensão de umidade, especialmente em regiões úmidas ou litorâneas, fator importante na qualidade da pintura e na frequência da manutenção. A umidade do solo penetra nas paredes, por isso deve ser realizada total impermeabilização dos baldrames para que a umidade não atinja o gesso. Há diversos impermeabilizantes disponíveis no mercado; Por essa razão, não deve-se usar em lugares com umidade constante e à água corrente

Corrosão: é preciso proteger elementos metálicos (a exemplo de caixa de luz, caixilhos, tubulações e semelhantes) com pintura anticorrosiva, já que o gesso causa esse tipo de dano quando não há prevenção.

Descarte adequado dos resíduos: O descarte do gesso deve ser feito separadamente dos demais materiais. Tal descarte é específico e caro (você não pode jogar na caçamba comum), portanto evite ao máximo a mistura com outros tipos de entulho.

Leia também:

0 comentários

Melhores Postagens

Nos siga no Facebook