Material bom, bonito e barato? Claro que é o Gesso!

13:17



Em 2012 o Jornal hoje fez uma matéria especial, voltada somente ao gesso, e falou sobre seus diversos usos, neste artigo vamos explorar duas de suas funcionalidades, que é corrigir imperfeições e criar curvas, além disso, vamos dar dicas de como evitar que a água e a umidade prejudiquem o gesso.


Tapar buracos ou corrigir imperfeições

O gesso é o material mais versátil para tapar buracos de pregos, rachaduras pequenas, e outras marcas deixadas nas paredes. Você pode acabar com imperfeições com 3 simples passos:

1. Deve-se lavar o local e ainda úmido, aplicar o gesso com a ajuda de uma espátula ou faca.
2. Tentando sempre que a nova massa preencha o buraco ou imperfeição, sem fazer um calombo em relação ao resto da parede.
3. Se for o caso, espere secar bem (24 Hrs), depois lixe com lixa fina até a massa de gesso ficar igual (no mesmo nível) que o resto da parede.

Criando curvas com Placas de Gesso

Embora geralmente fixadas a paredes e tetos planos, a placa de gesso é versátil o suficiente para a instalação em superfícies curvas e arredondadas. Arcadas e paredes curvas adicionam uma aparência de elegância a casas novas e remodeladas. Com sua facilidade de instalação e manutenção, ela é uma boa escolha para o revestimento de curvas e arcos. Existem vários métodos para dobrar uma placa de gesso, dependendo da espessura do material e do raio da curvatura.

Curvatura simples


1. Corte um pedaço de uma placa de gesso de 6 mm de espessura que seja longo o suficiente para dobrar em volta do raio do arco.
2. Fixe a placa de gesso ao arco usando parafusos ou pregos.
3. Corte um pedaço de uma placa de gesso de 6 mm que seja longo o suficiente para dobrar em volta do raio do arco com uma camada de gesso instalada nele.
4. Espalhe cola para gesso na face da placa de gesso montada no arco e nas costas da placa solta.
5. Coloque a placa solta na placa montada para criar uma camada de 1,5 cm de espessura e fixe com parafusos ou pregos. Deixe a cola curar de acordo com as instruções do fabricante.

Curvatura com entalhes


1. Corte um pedaço da placa de gesso que seja longo o suficiente para dobrar em volta do arco.
2. Faça linhas retas através da placa com 7,5 cm de distância. Marque as linhas mais próximas para curvaturas mais fechadas e as mais longas para curvaturas mais abertas. Faça as marcas perpendiculares ao lado longo da placa.
3. Corte ranhuras superficiais ao longo das linhas na parte de trás da placa de gesso. Faça cortes de aproximadamente 1/3 do tamanho da placa.
4. Dobre a placa em volta do arco e ajuste no lugar.

Curvatura molhada


1. Corte uma placa de gesso que seja longa o suficiente para dobrar em volta do arco.
2. Pulverize ambos os lados da placa de gesso com água. Dê um tempo para a água penetrar na placa.
3. Continue pulverizando a placa e deixando a água penetrar nela a cada borrifada até que esteja flexível o suficiente para ser dobrada em volta do arco.
4. Dobre a placa em volta do arco e fixe-a no lugar usando pedaços de madeira para evitar que os grampos de fixação a danifiquem.
5. Deixe a placa secar no lugar. Fixe-a com parafusos ou pregos.

Gesso x Água

O gesso não estraga se molhar, diferente de materiais como o açúcar, alguns respingos ou algum incidente eventual que molhe o gesso aplicado não são suficientes para danificá-lo permanentemente.

Se o revestimento de gesso é for exposto à umidade constante e à água corrente. Se as as fundações não forem bem impermeabilizadas ou se por algum motivo houver acúmulo constante de umidade nas paredes, aí sim o revestimento apresentará patologias.

Para evitar esses problemas deve-se tomar alguma destas providências:

– É necessário que a área externa seja rebocada a fim de vedar a entrada de umidade e possibilitar a utilização de gesso na área interna.
– Verificar a impermeabilização do alicerce da casa. Ela deverá ser bem feita, para evitar a umidade que vem de baixo para cima, conhecida como umidade ascendente. Geralmente essa é a causa mais comum de umidade e mofo.
– Se o ambiente for úmido, porém pouco ventilado, recomenda-se usar tintas epóxi ou 100% acrílicas, que são resistentes a umidade.
– É possível evitar que a umidade afete o gesso, simplesmente utilizando nossos Max Blocos na cor azul ou rosa. Porque?

O bloco de cor azul é utilizado na construção de paredes divisórias internas de áreas molháveis e molhadas, pois tem característica hidrofugantes, ou seja, características que repelem a água e óleo, tanto é que ele se chama: Max Bloco de Gesso Hidrofugado.

O bloco rosa por sua vez, é utilizado não só na construção de paredes internas, de áreas molháveis e molhadas, mas também de áreas que necessitem de maior resistência ao arrancamento, à flexão e ao fogo. Ou seja, ele é uma fusão do bloco azul, com outro bloco, o verde.


Fontes:
http://www.ehow.com.br/dobrar-placa-gesso-ajustar-entrada-arco-como_170497/
http://engenheironocanteiro.com.br/gesso-liso-4-passos-para-uma-aplicacao-perfeita-em-paredes-e-tetos/

Leia também:

0 comentários

Melhores Postagens

Nos siga no Facebook